Uma Rota de 7 Kms de Matosinhos à Foz do Porto
Matosinhos Parte I
De Matosinhos à Foz do Porto, um percurso com tradição, história e maresia. Nesta publicação abordamos parte de um percurso de 7 Kms que une um conjunto de experiências autenticas.
Começamos pelo Mercado de Matosinhos, coração da comercialização de peixe ao público desde 1950, um mercado onde impera o comercio tradicional num edifício sóbrio e arquitetonicamente evoluído.
Derivamos depois para a Igreja do Senhor do Bom Jesus, centro religioso da comunidade piscatória de Matosinhos.
De seguida aconselhamos a visita à Fábrica de Conservas “Pinhais” conhecida por ser relicário do método artesanal de preparação de sardinhas em lata.
O almoço deve acontecer com o Rei da gastronomia de Matosinhos, o peixe do dia, pescado no atlântico e cujos “leilões de peixe” acontecem diariamente na Rua Heróis de França.
Continuamos para a Praia de Matosinhos, com o seu extenso areal, e um mar que só termina na linha do horizonte. Perca-se entre esculturas, pessoas e aproveite a maresia até se deparar com uma escultura suspensa, com cerca de 50m, concebida por Janet Echelman, em homenagem aos pescadores locais.
O post de hoje para no Forte Francisco Xavier, mais conhecido no Porto por Castelo do Queijo. Este forte, datado do século XVII é um dos ex-libris deste percurso que aconselhamos a visitar.
Não perca o resto do passeio, agendado para breve e que termina na Foz do Douro!